Chá verde (extracto de folha), CAMELLIA SINENSIS LEAF EXTRACT



O (extracto de folha) chá verde, CAMELLIA SINENSIS LEAF EXTRACT, é uma abundante fonte de polifenóis das plantas que exibem efeitos protectores da pele nomeadamente como antioxidante. Dentro dos polifenóis, são as catequinas que existem em maior quantidade. Há quatro tipos principais: o mais abundante e activo é o EGCG (EpiGalloCatechin Gallate). Existem também o ECG (EpiCatechin Gallate), GCG (GalloCatechin Gallate) e EGC (EpiGallo Catechin), entre outros.

Outros compostos presentes neste extracto incluem a cafeína, vitaminas e minerais. A cafeína é um estimulante do fluxo sanguíneo usada por vezes em máscaras, cremes de olhos ou em produtos na tentativa de reduzir os efeitos da celulite. A vitamina C (aqui) conhecida pelo seu papel como antioxidante e a vitamina E (aqui) facilmente absorvida e lipossolúvel. Tem ainda zinco conhecido pelas sua propriedades antioxidantes e que protegem contra o envelhecimento precoce.

Segundo a Drª. Leslie Baumann, dermatologista, o extracto de chá verde é um dos antioxidantes mais estudados, existindo um documento de pesquisa de 2015 que contém cerca de 6.000 artigos sobre o tema, actualmente no PubMed (banco de dados de pesquisa da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA).

É importante saber que existem diferenças na qualidade entre os vários extractos de chá verde, dependendo do clima, estação do ano, idade da folha e como ela foi cultivada, bem como sobre a forma como as suas folhas foram colhidas e todo o processo até resultar o extracto.

De entre os chás da família da Theaceae há 3 tipos mais conhecidos, são eles: chá verde (não fermentado), oolong (semi-fermentado) e preto (completamente fermentado). A cor do extracto de chá verde varia entre um verde acastanhado e um castanho escuro, ao contrário da matcha, cuja coloração é um verde vivo (isto relaciona-se sobretudo com o facto de serem produzidas à sombra e por isso existir uma maior conservação de clorofila).

Um extracto de chá verde de boa qualidade deve conter entre 50 a 90% de catequinas e as de alta qualidade são acastanhadas e têm um odor característico.

A preparação do chá demonstrou inibir a actividade oxidativa o que ajuda a reduzir o dano em proteínas e membranas lipídicas. Muito bons para formulações de skincare em produtos anti-envelhecimento, refirmantes, antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-microbianos.

O seu papel como antioxidante ajuda a proteger a pele contra os radicais livres, que destroem o colagénio da nossa pele. Estudos demonstram que o chá verde reduz a irritação e a vermelhidão da pele causada pelos raios UV (eritema solar). Preferencialmente, produtos de chá verde, devem ser usados pela manhã sob o protector solar.

Tem ainda efeitos de protecção contra os raios UV, não só a nível superficial cutâneo, mas também inibindo danos provocados na estrutura do ADN, desempenhando um papel na activação de algumas enzimas que ajudam na sua reparação. É muito útil para a prevenção de tumores da pele que não sejam o melanoma. O uso do chá verde demonstra ser particularmente interessante em pessoas que apresentem factores de risco elevados para o desenvolvimento de tumores malignos da pele, nomeadamente pele clara, história de tumores malignos de pele na família, olhos azuis ou verdes, queimaduras solares no passado ou algum tipo de lesão de pele.

A resposta anti-inflamatória é uma resposta biológica que protege o nosso corpo relativamente a agressores. A inflamação pode estar mais ou menos presente no nosso organismo contribuindo, não só para que seja acelerado o processo de envelhecimento, mas também piorando o prognóstico de doenças inflamatórias da pele como o acne ou a rosácea. Foi demonstrado que as catequinas intervêm a nível anti-inflamatório e são úteis inclusivamente para casos de peles atópicas, sensíveis, com tendência para o acne ou rosácea.

Segundo um estudo de 2010 em que foi usada uma fórmula de extracto de chá verde (3%) numa emulsão de óleo em água, foi também demonstrado que lhe podem ser atribuídas propriedades anti-seborréicas, ou seja, reguladoras da produção de sebo.
Pode ainda ser usado no tratamento para o acne leve a moderado desempenhando funções anti-microbianas.



🌱Antioxidante

🌱Anti-inflamatório

🌱Anti-envelhecimento

🌱Fotoprotector

🌱Anti-microbiano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Óleo de argão, ARGANIA SPINOSA KERNEL OIL

Mudanças...

Óleo de marula, Óleo de semente de marula, SCLEROCARYA BIRREA SEED OIL