Óleo mineral, MINERAL OIL



O óleo mineral MINERAL OIL, também denominado parafina, parafina líquida, vaselina líquida ou óleo de parafina é usado em cosmética há cerca de 100 anos. É um subproduto do petróleo, no entanto após sofrer vários processos de refinaria torna-se num substância pura e praticamente inerte. É um produto económico sendo produzido em larga escala. Apresenta-se como um líquido incolor cristalino.

É um bom emoliente, hidratante. Funciona por oclusão, quer isto dizer que impede que a água evapore da pele. Esta característica pode fazer com que obstrua os poros e impeça a pele de transpirar. É polémico se é ou não comedogénico. Considera-se que o óleo mineral presente em cosméticos e produtos de skincare por serem altamente refinados não são comedogénicos. 

Considera-se um hidratante “pobre” no sentido em que não nutre a pele com ácidos gordos ou outros nutrientes como os óleos de plantas nutrem. De facto é um produto pouco absorvido, raramente chegando à epiderme. Não é irritante para a pele.

Alguma da controvérsia sobre a utilização do óleo mineral em cosmética e skincare prende-se com o facto de que este ser um produto derivado do petróleo. Dito isto cada vez mais há preocupações com o ambiente e este produto é visto como poluente e pouco “amigo do ambiente”. A verdade é que é pouco biodegradável.

🌱Hidratante
🌱Emoliente
🌱Não comedogénico
🌱Não irritante

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ingredient Checklist! Gokujyun Premium Hyaluronic Acid Lotion da Hadalabo Rohto

Manteiga de karité, SHEA BUTTER, BUTYROSPERMUM PARKII BUTTER

Óleo de argão, ARGANIA SPINOSA KERNEL OIL